Como Cuidar de Orquídeas – [Aprenda a Cultivar esta Linda Flor!]

como cuidar de orquideas

Como Cuidar de Orquídeas >>

Neste artigo, vamos aprender a Como Cuidar de Orquídeas através de técnicas profissionais para cultivar esta linda flor! Vamos começar falando um pouquinho sobre a Phalaenopsis (nome científico da orquídea). Bom, atualmente, a orquídea Phalaenopsis é a planta mais comum que as pessoas encontram em relação a orquídea para dar de presente, devido ao fato da flor ser bem resistente e durável. Ela é muito usada tanto para presentear, como para decoração de escritórios, consultórios e residências.

A durabilidade da flor é muito longa, chega até 60 dias e algumas até 90 dias. Então, como pode perceber, este é um dos principais motivos que as pessoas dão preferência por esta flor e querem aprender Como Cuidar de Orquídeas de maneira correta, tanto para consumo próprio, quanto para venda. E cá entre nós, é uma delícia ter flor em casa, né verdade? E a orquídea é uma planta fácil de cuidar. Muitas pessoas jogam fora a Phalaenopsis, e se você pegar essa orquídea e amarrar em qualquer árvore vai perceber que essa planta sobrevive e floresce de novo.

Por que vale a pena aprender a Como Cuidar de Orquídeas de maneira correta? A resposta para essa pergunta é bem simples: É a única planta que é achada no lixo literalmente, sobrevive e dá lindas flores novamente. Além disso, é uma planta muito resistente e de aparência delicada!

Dando continuidade ao processo de Como Cuidar de Orquídeas de forma profissional, uma das primeiras coisas que você precisa fazer ao comprar uma orquídea, é se preocupar em tirar os arames que vem estaqueada nela. Mas, por que devo me preocupar com isso? É importante retirar os arames para facilitar o manuseio e evitar que eles batam no rosto, na vista e acabem machucando! Esses arames são colocados para conduzir os galhos, dando um formato mais bacana. Na natureza, a tendência da Phalaenopsis é dar uma flor suspensa em forma de cascata. É que pra transportar e pra enfeitar, as pessoas acabam estaqueando, modelando a folha desse jeito.

Existem várias técnicas e formas de cultivo das orquídeas. Tem pessoas que querem aprender como cuidar de orquídeas em vasos, um ponto a ressaltar é que esse interesse de aprender como cuidar de uma orquídea no vaso tem crescido muito, devido ao fato das pessoas cada vez mais estarem dando preferência em morar em apartamentos do que em casas, então o espaço é muito reduzido para quem tem o hábito de cultivar plantas. Também existem pessoas que amam as plantas, mas não possuem conhecimento e habilidades suficientes para tal e desejam aprender como plantar orquídea de forma correta. Outras pessoas querem aprender como plantar orquídea em caixa de madeira, como plantar orquídea em nó de pinho e muitas outras técnicas de jardinagem.

Como Cuidar de Orquídeas – Processo de Plantio

Uma das coisas mais legais do cultivo de orquídeas, é que você pode tanto replantar a planta inteira, como pode só usar um broto de três raízes para replantar, isso porque ele já tem três raízes. À partir de três raízes a orquídea já pode ser replantada. Uma outra coisa que devemos nos preocupar no processo de Como Cuidar de Orquídeas da melhor maneira possível, é com o acúmulo de água, que pode trazer doença pra planta. Por esse motivo, o melhor a fazer é selar a planta. Isso pode ser feito com canela em pó, pode ser feito com pasta de dente, com esmalte, etc. Qualquer coisa que sele e seja resistente à água por um tempo já ajuda bastante. Depois que secar, já não tem mais problema.

Pensando pelo lado comercial, quando a planta apresenta sinais de desidratação,  muitos produtores preferem geralmente jogar fora, descartar mesmo…isso porque o tempo de recuperação é demorado e não compensa. Agora, para quem tem valor sentimental pela planta, vale o investimento. Geralmente, a causa desse aspecto murcho e dessa folha enrugada é o calor. Provavelmente, ela está num lugar muito abafado e sem ventilação. Então, a temperatura aumenta demais e ela da essa desidratada na folha. Muitas vezes, a pessoa acha que isso é falta de água e fica colocando mais água até matar a planta. Causa o chamado stress hídrico. A planta acaba morrendo por “falta de água” de tanta água que ela recebeu. Isso acontece porque vai apodrecer a raiz dela, ela não tem como absorver água e ela começa ficar cada vez mais desidratada. A principal coisa pra sobrevivência da orquídea é dominar o ambiente que ela está. Tá vendo como é fundamental aprender Como Cuidar de Orquídeas!

O ideal é plantar a orquídea em um vaso grande ou pequeno? Se você põe num vaso grande, a plantinha por ser pequenininha, vai ter que soltar raiz em tudo isso e vai sofrer. Então, o ideal é plantar em um vaso pequeno. Quando a raiz estiver totalmente acomodada nesse vaso,  isso leva em média de um ano e meio a dois anos, você passa para um vaso maior. Ela já vai está com folhas maiores.  Aí você vai passar para um vaso maior, tentando não ofender as raízes dela porque o substrato vai está novo.

A parte do rizoma que a gente chama, é a parte lenhosa dela e muito importante também no processo de Como Cuidar de Orquídeas. Nunca pegar pela parte de cima porque pode quebrar. Toda essa região é um tecido muito fraco. Você pode usar uma tesoura para fazer uma alavanca na borda do vaso empurrando pra cima. Quando for um vaso de plástico, pode-se apertar esse vaso porque vai ficar mais fácil de soltar a raiz. Quando o substrato está ficando velho, a orquídea começa a fugir do substrato para não queimar as raízes dela. Isso acontece porque ou os substratos para orquídea estão velhos, ou estão com PH ruim. Esse substrato velho entra em decomposição. Por entrar em decomposição, ele vai baixando o pH. Conforme baixa o pH ele vai ficando ácido e vai queimando a raiz da planta. Então, é sempre bom eliminar tudo que estiver solto.

Como Cuidar de Orquídeas – O que Não Fazer?

O grande erro das pessoas é, uma vez por semana, abrir a torneira e tentar matar a planta afogada. Isso é um crime contra a planta. É o erro mais comum das pessoas que ganham uma planta dessa de presente e a primeira coisa que elas fazem é abrir a torneira e tentar afogar a coitada. Então já sabe, nunca faça isso, tá? Quando comprar uma planta dessa no mercado e chegar em casa, molhe só as folhas da planta e deixe cair um pouquinho no vaso. Isso é pra acordar a planta devagar. Essa planta está rodando uma semana quase já. Aí você compra essa planta, põe no carro, roda até chegar em casa e quando chega tenta afogar a coitadinha!

Isso é um crime! Como essa planta ficou uma semana sem regar e sem luz natural, ela começa adormecer e entrar em repouso. Esse repouso é para ela se defender desse stress, por falta de luz e falta de água. Então, o ideal quando você chegar em casa, é molhar as folhas dela devagarzinho e colocá-la num lugar que receba um pouco de luz natural. E aí, a rega vai sendo feita devagar. Dois dias depois, molhe mais um pouquinho a folha e umedeça o substrato no vaso. Nunca tente matar a planta afogada! É a mesma coisa que querer acordar alguém com carinho ou com um balde de água gelada. É melhor acordar com carinho, você não acha? Com toda certeza, a planta vai ficar muito mais feliz! Se você leu o artigo até aqui, já aprendeu algumas técnicas importantes de Como Cuidar de Orquídeas e ter sucesso no cultivo dessa beleza natural. Mas, se você realmente é tão apaixonada(o) por orquídeas quanto nós somos, te convidados a conhecer este fantástico material abaixo que vai te ajudar muito.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

Conheça os Segredos das Orquídeas de Exposição e Saiba exatamente como cuidar de suas orquídeas em cada estação do ano! Após o sucesso do Manual Completo criado pelo Professor Alberto, agora é lançado o Curso em Vídeo destinado a ajudar milhares de pessoas no cultivo desta linda flor. Uma obra de Amor dedicada aos apaixonados por jardinagem e pelo cultivo de flores.

[Aperte o Play e Assista o Vídeo Abaixo]

Como Cuidar de Orquideas

Gostou desse artigo? Deixe um COMENTÁRIO e ajude a COMPARTILHAR este artigo com os seus amigos através das redes sociais. Não se esqueça de votar nas estrelinhas abaixo, marcando de 1 a 5 estrelas. Cuide bem das suas Orquídeas e deixe seus ambientes muito mais floridos!

Já conhece nossa página no Facebook? Clique no botão abaixo, CURTA a página e fique sabendo em primeira mão de nossas novidades!

 

Como Cuidar de Orquídeas Botão Facebook

 

Você vai gostar também:

Como Cuidar de Orquídeas – [Aprenda a Cultivar esta Linda Flor!]
5 (100%) 11 vote[s]
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ler políticas de privacidade
Criado por WP RGPD Pro