Como Pintar Paredes Interiores – [Aprenda o Passo a Passo Completo]

como pintar paredes interiores passo a passo

Como Pintar Paredes Interiores >>

Neste artigo, você vai aprender passo a passo Como Pintar Paredes Interiores da sua casa de maneira correta e com muita qualidade, mesmo que não tenha experiência alguma. Para isso dar certo, você vai precisar seguir uma espécie de “receita de bolo”, onde será necessário adquirir Materiais e Ferramentas (como badeja, lixa, pincéis e rolo), Proteger e isolar (pisos, janelas e tomadas), Lixar Paredes (com lixa fina e média), Corrigir imperfeições (preenchendo com massa corrida), Aplicar Selador (em uma ou duas demãos), Aplicar Massa Corrida (sempre priorizando finas camadas), Massa Aplicada (Selador sobre a massa corrida) e Aplicar Tinta (dando uma, duas ou três demãos de acordo com a qualidade da tinta).

Como Pintar Paredes Interiores – Lixando a Parede Corretamente

Primeiramente, você precisa saber em que momento usar uma lixa mais fina e uma lixa mais grossa. Bom, se a parede estiver firme com pouco reboco, a lixa ideal é a mais fina (lixa 220 ou 240). Se a parede estiver com muito reboco, onde as imperfeições são evidentes, a lixa ideal é a mais grossa (lixa 80 ou 100). Para receber o selador é necessário que a parede esteja completamente lisa, caso contrário, será necessário se exercitar um pouco lixando a parede até a superfície ficar totalmente lisa.

Como Pintar Paredes Interiores – Aplicando o Selador com a Parede Lisa

Para alcançar uma melhor performance em todo processo de Como Pintar Paredes Interiores, assim que abrir a lata do selador misture todo o conteúdo da lata, de forma que fique bem concentrado. Utilize uma bandeja de aplicação para colocar um pouco da mistura e um rolo de lã para aplicar na parede realizando movimentos de subida e descida do rolo. O ideal é repetir esses movimentos até todas as paredes da casa terem sido cobertas pelo selador.

Para facilitar a sua vida, muitos fabricantes de seladores já colocam na lata qual a quantidade recomendada para a diluição, que normalmente gira em torno de 10% a 20%. A vantagem é que se você conseguir preencher dos os lados e cantos das paredes, dificilmente terá que aplicar outras demãos para cobrir toda a superfície.

Como Pintar Paredes Interiores – Massa Corrida

Uma das etapas fundamentais de todo o processo de Como Pintar Paredes Interiores é a correta aplicação da massa corrida. Utilize uma espátula para alcançar os cantos e uma desempenadeira para as demais partes. Verifique cuidadosamente toda a superfície da parede, e caso ainda encontre buracos ou imperfeições, faça as devidas correções aplicando massa corrida com uma espátula adequada.

Terminada a etapa anterior, é necessário deixar a massa secar (em dias quentes a secagem é mais rápida, mas o ideal é esperar por 2 ou 3 horas) para começar a lixar e deixar toda a superfície da parede lisa. Após lixar toda a parede por completo, aplique o selador sobre a massa corrida com o objetivo de reduzir a absorção de tinta.

A parede agora já está pronta para receber a tinta.

Como Pintar Paredes Interiores – Aplicando a Tinta (1ª demão)

como-pintar-parede-interiores-demao

Todo fabricante descreve nas latas de tinta, as informações necessárias para um melhor aproveitamento de seu produto. Então, é de fundamental importância, que você leia as recomendações antes de começar a por a “mão na massa” efetivamente para se tornar um “expert” e saber de uma vez por todas Como Pintar Paredes Interiores. Feito isso, você deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1 

  • Abra a lata com cuidado para não se machucar seguindo as orientações do fabricante.

Passo 2

  • Dilua a tinta com água de acordo com as recomendações passada.

Passo 3

  • Misture (tinta + água) de forma que a mistura fique uniforme. 

Passo 4

  • Antes de utilizar a mistura, verifique se a bandeja está seca e limpa para não misturar resíduos com a tinta.  Utilize, de preferência, um rolo de lã virgem (que nunca foi usado anteriormente) para absorver uma quantidade de tinta sem encharcá-lo. Comece aplicando a tinta sobre a superfície, realizando movimentos uniformes de subida e descida ou vai-e-vem até preencher a parede por completa.

Como Pintar Paredes Interiores – Aplicando a Tinta (2ª demão)

como pintar paredes interiores tinta

Após aplicar a primeira demão, espere secar por 4 horas, para a parede puxar bem a tinta. Aplique a segunda demão com carinho, se atentando a todos os detalhes visando um acabamento impecável! Não se esqueça dos cantos, janelas e portas. Não existe uma fórmula mágica para a pintura perfeita, o que existe é organização para não atropelar etapas e comprometer todo o trabalho e material usado. Normalmente, começamos a pintura pelo teto, depois paredes, portas, janelas e para finalizar a pintura dos rodapés. Certamente, seguindo todas as etapas mencionadas neste artigo, você dará aulas de Como Pintar Paredes Interiores.

 
COMO PINTAR PAREDES INTERIORES – MATERIAIS BÁSICOS 
  • Tinta
  • Rolo de lã
  • Garfo para rolo
  • Cabo para rolo
  • Massa corrida
  • Pano 
  • Espátula
  • Bandeja
  • Selador
  • Lixa
  • Lona ou jornal 
  • Pincel
  • Desempenadeira

Fontes de Consulta:

ABNT NBR 13245:2011 Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície

NBR 13867:1997 Revestimento interno de paredes e tetos com pastas de gesso – Materiais, preparo, aplicação e acabamento

NBR 12554:2013 Tintas para edificações não industriais — Terminologia

NBR 15348:2006 Tintas para construção civil – Massa niveladora monocomponentes à base de dispersão aquosa para alvenaria – Requisitos

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

O Curso de Porcelanato Líquido 3D Online tem muitas vantagens e benefícios pelo fato de você ter acesso ao curso durante um longo período, poder assistir as aulas onde e como quiser, seja de seu computador, tablet ou do seu celular a qualquer hora do dia ou da noite, basta ter acesso a internet.

CURSO DE PORCELANATO ONLINE 3D

[Clique na Imagem ou Botão Abaixo para Saber Mais…]

como pintar paredes interiores curso online porcelanato 3d

            Como Pintar Parede Quero Saber

 

Gostou? Deixe um COMENTÁRIO e nos ajude a COMPARTILHAR este artigo com os seus amigos através das redes sociais. Não se esqueça de votar nas estrelinhas abaixo, marcando de 1 a 5 estrelas. A sua pintura ficará impecável e sua casa muito mais linda!

 

Você vai gostar também:

 

Como Pintar Paredes Interiores – [Aprenda o Passo a Passo Completo]
5 (100%) 9 vote[s]
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ler políticas de privacidade
Criado por WP RGPD Pro